Corrosão

Os processos corrosivos estão presentes em todos os locais e a todo instante da nossa vida. Desta forma, a deterioração de automóveis, eletrodomésticos, estruturas metálicas, instalações industriais, etc. são inconvenientes com os quais nos deparamos a todo instante.
As reações de corrosão são espontâneas. Enquanto na metalurgia adiciona-se energia ao processo para obtenção do metal, em corrosão tem-se a volta espontânea do metal à forma combinada, com a conseqüente liberação de energia.
O estudo da corrosão envolve conhecimento de vários campos da ciência, dentre os quais podem-se destacar:

- Química;
- Eletroquímica;
- Metalurgia;
- Termodinâmica
- Físico-química;
- Cinética Química e Eletroquímica.

Como a corrosão é um processo instantâneo, poder-se-ia prever que a maioria dos metais seria imprópria à utilização industrial. Esta utilização é, no entanto, possível, graças ao retardamento da velocidade das reações, que se consegue entre outras formas pelos fenômenos de polarização e passivação, os quais, associados aos processos de proteção, proporcionam a utilização econômica e segura dos materiais metálicos. Dos processos de proteção anticorrosiva utilizados, a pintura industrial constitui o de maior importância se considerados os aspectos de viabilidade técnica e econômica e extensão de sua aplicação.
Em termos de quantidade de material danificado pela corrosão, estima-se que uma parcela aproximada a 35 % do aço produzido em todo o mundo seja usada para reposição de peças e partes de equipamentos e instalações deteriorados pela corrosão.
Sob o ponto de vista de custo, estima-se um gasto de 4,0% do Produto Nacional Bruto com a corrosão em países industrializados.
Corrosão é a destruição dos materiais, especialmente metálicos, pela ação eletroquímica ou química do meio.
Através do processo corrosivo, o material metálico passa da forma metálica, energeticamente metaestável, à forma combinada (forma iônica), energeticamente menos estável, resultando em desgaste, perda de propriedades, alterações estruturais, etc.