Pintura Industrial

A pintura industrial é o método de proteção anticorrosiva de maior utilização no mundo de hoje. Pela simplicidade em sua execução, proteger por pintura vem sendo muito utilizado pelo homem nas suas construções que utilizam o aço como base.

Muito difícil precisar exatamente quando se usou pela primeira vez uma tinta, sabendo-se, entretanto, que as primeiras tintas eram usadas em utensílios domésticos e na pintura artística, sendo fabricadas de forma artesanal, sem os conhecimentos tecnológicos de formulação de que se dispõe atualmente.

Nos tempos modernos o aço é o principal material de construção industrial, entretanto, devido à corrosão, o sucesso de sua utilização só foi possível com o emprego de revestimentos eficazes, destacando-se neste caso o revestimento por pintura, aplicado sobre a superfície que se quer proteger.


EVOLUÇÃO? ONDE?

Ao comprarmos uma determinada tinta, compramos também o árduo trabalho de um engenheiro químico que levou precioso tempo de sua existência estudando a melhor fórmula de produzir um produto de excelência. Ao comprarmos uma tinta, compramos o compromisso de aplicá-la dentro de limites de aceitação de normas há muito existentes.

Com o passar dos anos, a indústria de tintas evoluiu em passos largos. Seus produtos, a cada dia, tornam-se ainda mais eficazes no combate e prevenção à corrosão. Ao contabilizar bilhões de dólares em prejuízos pela deterioração de suas estruturas e equipamentos metálicos, o mundo iniciou uma verdadeira corrida em busca da elaboração de revestimentos cada vez mais eficazes na contenção do avanço da corrosão.

Todavia, o sucesso de um esquema de pintura, inicia-se desde a fase do projeto até a aplicação da última demão de tinta de acabamento.

Uma série de fatores, se não vistos com a importância necessária, podem levar ao fracasso qualquer tentativa de serviço de proteção anticorrosiva através de pintura industrial.

Que tal então, começarmos a nos preocupar com a necessária evolução de nossa mão-de-obra e uma verdadeira fiscalização tanto por parte da empresa executante como por parte do cliente? Claro, do que me adianta produtos de 1ª linha e esquemas de pintura eficazes se não houver por parte dos envolvidos qualquer compromisso com as etapas a serem cumpridas?

Uma boa e honesta preparação de superfície, acompanhamento de condições metereológicas, adequada homogeneização dos componentes da tinta e um aplicador (pintor) competente são premissas necessárias à tentativa de sucesso para qualquer esquema de pintura a ser executado.